that one time I instaxed the shit out of ny, 2012

0



                             

                                                                         


 


 

                                  


               

     




your touch is colder, 2008

0









love me not, 2013

0


você passou, 2013

0





teletransporte, 2013

0


O teletransporte existe. Posso jurar. Agora mesmo, nesse segundo, me desloquei, saí, viajei de onde estou para onde (sem saber) queria ir.

Sinto a mão direita sonolenta porque quero registrar o fluxo de pensamento antes que me fuja mas prefiro me deixar absorver por essa viagem.

Foi quando li a frase : “intercessão de zonas de vida” . Numa hora estava aqui. Noutra não mais. Ouço a distância as pessoas que conversam no corredor, o som abafado não me permite reconhecer que língua falam. Me agrada, pois colabora com minha viagem. Elas podem falar chinês se quiserem, se eu quiser. Mas não é para a China que eu vou. Quer dizer, agora fui. Vivo dentro das fotografias de Ai Weiwei[1] que vi na exposição do MIS[2]. Era proposto que caminhássemos descalços pelo museu. Tirei meus sapatos sem hesitar. Aqui, agora, calço sapatos mas posso fingir, posso fingir que estou descalça. Posso fingir tudo.

Alguém me toca e desperto.

Retorno ao momento de agora mas fico angustiada. Gostava de onde estava indo, quero continuar indo. Não dá mais. Sinto minhas pernas mais pesadas plantadas no chão. No chão levitado do chão. Afinal, estamos no quarto andar. Se bem que parece, pelo peso das minhas pernas, que alcanço o chão do térreo, alcanço a terra. A terra. “Terra a vista!”. Terra de quem? Presencio a história do pai do Cildo[3] que abriu uma investigação sobre o assassinato de uma tribo quase inteira de índios krahôs. Vejo aeromotores planando, vejo as roupas empesteadas de vírus voando como fantasmas ao encontro das mãos dos índios que mais tarde desapareceriam.

Caminho por uma estrada de terra onde o Sol forte faz subir fumaça do chão. Onde também sobe fumaça do chão é em Nova York.  Eu gosto de Nova York. Fui uma vez apenas. Andei muito, tirei fotos polaróides. Fotos polaróides tem a incrível capacidade de transformar o presente em memória instantaneamente. Saco minha câmera, aponto para a Brooklyn Bridge, movimento meu corpo um pouco buscando pelo melhor enquadramento e aperto o botão. A foto sai de dentro da câmera e aí eu olho mais para sua superfície cinza se transformando em colorida do que para a ponte que está ali pesada, presente. Não olho mais para a ponte real, olho apenas para a foto/memória instantânea da ponte. Meus olhos então buscam por mais memórias. Nesse caminho vou ampliando meu “museu portátil”. Será que tudo é mais poético quando vira lembrança? Será que minha obsessão com a memória e suas relíquias me faz, no presente, olhar para o futuro com uma espécie nostalgia precoce?

“Assim como o colecionador, o fotografo é animado por uma paixão que, mesmo quando aparenta ser paixão pelo presente, está ligada a um sentido do passado.” Capturei essa frase enquanto relia ‘Sobre Fotografia’ de Susan Sontag.

Eu vi Susan Sontag morta. Há uma fotografia ou duas, de Annie Leibovitz que estavam expostas na National Potrait Gallery em Londres entre Outubro de 2008 e Fevereiro de 2009 pra quem quisesse ver. E eu vi. Nessa mesma exposição tinha aquela fotografia clássica da Yoko Ono sendo enroscada por John Lennon nu e outra que me lembro bem da Woopi Goldberg numa banheira cheia de leite. Annie Leibovitz já foi uma das minhas fotógrafas favoritas, hoje nem tanto. Porém, certamente existe algo dela nesse álbum de colagens que é a minha alma. São muitas e muitas páginas de revista Vanity Fair arrancadas e arquivadas caóticamente em pastas no meu quarto. Nunca soube muito bem porque guardava essas imagens. Continuo guardando e continuo sem saber. Às vezes encontro pistas em outras pessoas que sofrem do mesmo ‘mal de arquivo’ que eu. Descobri recentemente que Tacita Dean[4] coleciona objetos em que a palavra ‘esperança’ está escrita, e outros com a palavra ‘silêncio’. Além de dezenas de outros objetos que uma hora são apenas coisas em caixas até que despertam e passam a respirar no mundo conosco. Eu e Tacita (decidi que somos íntimas) também nutrimos um grande amor pelo pintor Cy Twombly de quem ela inclusive fez um video/retrato em 2011, pouco antes dele morrer. Numa resenha sobre o vídeo, um jornalista encontra semelhanças entre os trabalhos de Tacita e Cy; ambos se interessam profundamente pelo tempo, pelo passado e pelas ruínas que permanecem no presente. Me emociono. Porque num segundo, tudo, e eu repito, tudo parece fazer sentido. Até prendo a respiração para que o cérebro não deixe fugir essa epifania. 

De repente eu, minhas caixas, minhas fotos, intermináveis dúvidas, vontades, sonhos, realidade, o medo do medo e a coragem de admitir senti-lo, as notas a lápis nas ultimas paginas dos cadernos, os livros, os livros, os livros, os filmes que escolho ver antes de dormir, os lugares que já fui e os que sonho em conhecer, as revistas que eu compro, as pessoas para quem eu sorrio.

Tudo faz sentido. 


[1] Artista contemporâneo chinês cujas obras tem grande apelo político e social
[2] Museu da Imagem e do Som em São Paulo,SP
[3] Cildo Meireles artista plástico brasileiro
[4] Artista britânica que integrou o grupo conhecido como Young British Artists no final dos anos 1980.

sem maiores complicações, s.d

0




vans as canvas, 2013

0






a neve insiste em virar sangue, 2008

0











∆ , 2012

0










 


ELEPHANTS AND CHAMPAGNE All rights reserved © Blog Milk - Powered by Blogger